16 de mayo de 2018

IAB São Paulo lança concurso para curadoria da XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

IAB/SP lança concurso para curadoria da XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
No ano de comemoração de seus 75 anos, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) abre, no dia 14 de maio de 2018, o concurso inédito para apresentação de propostas de curadoria para a XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (XII BIA) que acontecerá durante os meses de setembro a dezembro 2019. A proposta curatorial deverá formular os conceitos e temas que elaboram a Bienal.

Sobre as Bienais Internacionais de Arquitetura de São Paulo
A Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo é o projeto mais significativo que o IABsp realiza. Desde sua primeira edição em 1973, busca de variadas formas, rever, discutir, explorar e tornar acessível à diversos públicos o amplo espectro de nossa sociedade quando discutimos a ocupação do território. Sendo uma importante manifestação cultural, social e política, a Arquitetura e o Urbanismo brasileiros encontram nas Bienais sua principal instância de debate, essencial para a crítica e desenvolvimento. Tendo a disciplina como retrato dessa sociedade em termos físicos e territoriais, a Bienal deve ser então o metarretrato por meio do qual observamos e interpretamos a realidade e desafios colocados.
Para tal propósito o IABsp decidiu abrir um concurso de propostas curatoriais para que, de forma democrática, seja possível compreender quais são esses debates, diálogos e críticas necessários neste momento.

Concurso para curadoria
Este concurso buscará propostas que questionem ou problematizem o status quo da Arquitetura e do Urbanismo. Interessa portanto que os argumentos para a Bienal se valham da sua posição de importância do evento e contribuam com o debate sobre as cidades e o papel essencial que arquitetas e arquitetos devem prestar à sociedade. Como base de discussão, o IABsp organizará uma série de debate sobre crítica, expografia e contexto nacional. Maiores informações serão divulgadas no site do IABsp.

A data limite para as inscrições é 10/07/18 e deverá ser feita de forma gratuita por meio do formulário eletrônico disponível no site. Todo o conteúdo solicitado deverá ser apresentado em português e inglês.

Saiba maisSite do IABsp: www.iabsp.org.br/bia
E-mail para contato: bienal@iabsp.org.br


Sobre o Instituto de Arquitetos do Brasil O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), fundado em 1921, é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega arquitetos e urbanistas articulados em prol da construção democrática e sustentável das cidades e da prática profissional como meio para enfrentar a desigualdade sócio-espacial no Brasil e atender as necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social, ao acesso universal aos direitos sociais e ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental

Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo
Rua Bento Freitas, 306 – 4º andar – Vila Buarque – 01220-000 – SP
Fone: (11) 3259-6866 | 3259-6149
www.iabsp.org.briabsp@iabsp.org.br

No hay comentarios: