18 de febrero de 2015

CONCURSO PÚBLICO: PLANO DE URBANIZAÇÃO DO SUBSETOR A1 DA OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA | SÃO PAULO


CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ESTUDO PRELIMINAR PARA O PLANO DE URBANIZAÇÃO DO SUBSETOR A1 NO PERÍMETRO DA OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA – LEI Nº 15.893/2013

APRESENTAÇÃO
A São Paulo Urbanismo – SP Urbanismo, entidade promotora, e o Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil – IABsp, entidade organizadora, instituem o Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar para o Plano de Urbanização do Subsetor A1 no perímetro da Operação Urbana Consorciada Água Branca.

O Concurso será realizado em uma única etapa para selecionar a melhor proposta de Estudo Preliminar e, posterior elaboração de projeto básico completo, que propicie as infraestruturas necessárias e a qualificação do ambiente urbano, o que inclui necessariamente as questões da mobilidade, lazer, equipamentos públicos e habitação de interesse social, tendo como premissa a adoção de um sistema viário fornecido, a partir dos parâmetros da lei que instituiu a OUC Água Branca.

O Plano de Urbanização desta área é uma oportunidade para inaugurar um processo de transformação dos rios, suas margens e adjacências, territórios da cidade historicamente ignorados, desvalorizados e tratados como “fundo urbano”. O objetivo é reverter esta situação que perdura há décadas nestas regiões a fim de torná-las protagonistas da cidade através de uma abordagem nova que trate a várzea não como um hiato urbano apartado, mas como uma “frente urbana” inserida, dinamizando a interação entre a população e a cidade e regenerando o seu tecido urbano tanto no âmbito físico e ambiental quanto no econômico e social.


Esta área deverá também prover habitação digna à população de baixa renda. Isso significa que aliados aos conjuntos habitacionais deverão ser implantados equipamentos públicos educacionais, culturais, esportivos e de saúde que funcionem de suporte, não só aos moradores do local, mas a usuários de toda parte.

Neste contexto, o espaço público desempenha o importante papel de articular tanto física quanto visualmente a cidade com a sua frente do rio. Deste modo, a proposta deverá ser fundamentada na aproximação da população com o rio através de um sistema de áreas verdes, da adoção de fruição pública e permeabilidade espacial e da articulação do entorno com a implantação de uma passarela de transposição não motorizada sobre o rio Tietê.

BASES DO CONCURSO – RELAÇÃO DE DOCUMENTOS
· Edital – download
· Termo de Referência – download· Ficha de Identificação – download
· Ficha de Inscrição – download· Planilha de Custo Máximo total – download
· Minuta de Contrato – download

CRONOGRAMA
· Lançamento do Concurso: 09/02/2015
· Disponibilização das Bases do Concurso: 09/02/2015
· Inscrições: 09/02/2015 a 10/04/2015
· Consultas: 09/02/2015 a 10/04/2015
· Limite para entrega dos Trabalhos: 17/04/2015
· Cerimônia de Premiação: 06/05/2015

CONSULTAS
Mais informações no site oficial do Concurso.

Fonte: IAB/SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil - São Paulo)

No hay comentarios: