4 de diciembre de 2013

Exposição: Gregori Warchavchik nos 20 anos do Centro Universitário Maria Antonia (SPO)

Courtesy of Centro Universitário Maria Antonia
No dia 05 de dezembro, quinta-feira, o Centro Universitário Maria Antonia encerra as comemorações de seus 20 anos com a inauguração do terceiro ciclo de exposições de arte contemporânea, com mostras individuais de Gregori Warchavchik, Cildo Meirelese Mauro Restiffe.

Além disso, no mesmo dia às 19h30, Ismail Xavier faz a palestra O cinema brasileiro e a nova configuração das tecnologias de imagem e som , fechando a série Aberto para balanço.

Também na quinta-feira, a terceira edição da revista Celeuma, sob o tema “artes comparadas” - contando com colaborações de Regina Silveira, Arnaldo Antunes, Robert Storr, Tatiana Blass, Teixeira Coelho, Veronica Stigger, Laura Erber e outros - estará disponível aqui.

As exposições de Gregori Warchavchik, Cildo Meireles e Mauro Restiffe:

Edifício Cícero Prado, 1953. Acervo da biblioteca FAU-US
Warchavchik - metrópole, arquitetura ancora-se em dois princípios básicos: a dimensão inevitavelmente pública da arquitetura, fazendo a produção projetual ecoar na experiência da metrópole e a localização da imaginação arquitetônica em um âmbito visual e cultural mais amplo. Reunindo desenhos e fotografias de alguns dos principais projetos de Gregori Warchavchik, além de material iconográfico e audiovisual de época, a curadoria, de José Lira aponta para a trajetória profissional singular do arquiteto, pioneiro da arquitetura moderna no país, privilegiando realizações suas menos conhecidas, projetos não construídos, versões diferentes de um mesmo projeto e trabalhos em co-autoria. 

Pretende, assim, expandir os horizontes públicos sobre sua obra e a compreensão, nesse contexto, dos elos entre as grandes escalas físicas e as sociabilidades urbanas. A exposição é resultado da parceria entre o Centro Maria Antonia, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e o Centro de Preservação Cultural da USP, produzida a partir de pesquisas desenvolvidas em torno da coleção Warchavchik da biblioteca da FAU USP. 

Instalação 4/4, 2013. Simulação digital: Alexandre Coronato
Cildo Meireles apresenta 4/4, uma instalação nunca antes montada, sob a curadoria de João Bandeira, que se liga genealogicamente aos seus projetos desenvolvidos a partir da década de 70, nas séries Espaços virtuais e Ocupações.

Vertigem #2, 2008. Fotografia de Mauro Restiffe
Mauro Restiffe na exposição Interseção, apresenta cerca de quinze fotografias em formatos variados, da série Vertigem, realizada em Portugal, e ainda imagens de um ensaio fotográfico realizado no edifício Cícero Prado, projeto de Warchavchik.


Abertura: 05 de dezembro às 20h
Visitação: até 23 de fevereiro de 2014
Funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 21h - sábados, domingos e feriados, 10 às 20h

Endereço:Rua Maria Antônia, 294, São Paulo - SP

A entrada é gratuita. Para mais informações sobre a programação, por favor, visite a página do Centro Universitário Maria Antonia.

No hay comentarios: