22 de octubre de 2013

Workshop Internacional: Crescimento Desigual das Cidades (USA)

O Museu de Arte Moderna (MoMA ), tem colaborado com o Museu de Artes Aplicadas de Viena (MAK) para lançar uma iniciativa de 14 meses e assim examinar novas possibilidades arquitetônicas para lidar com o crescimento acelerado e desigual de seis cidades metropolitanas pelo mundo: Nova York, Rio de Janeiro, Mumbai, Lagos, Hong Kong e Istambul.

Morro do Alemão, Rio de Janeiro, 2012. Photograph by Pedro Rivera, RUA Arquitetos
Organizado por Pedro Gadanho, curador do Departamento de Arquitetura e Design, a "Uneven Growth: Tactical Urbanisms for Expanding Megacities" está preparando seis equipes interdisciplinares internacionais para participar de uma série de oficinas, onde cada equipe irá se concentrar em uma cidade específica.

"Em 2030, a população mundial vai ser de oito bilhões de pessoas. Destes, dois terços viverão nas cidades e a maioria será pobre e com recursos limitados. Este crescimento desequilibrado será um dos maiores desafios para a sociedade ao redor do mundo", disse Gadanho".

As equipes:
NEW YORK
Situ estúdio, New York (EUA) + Cohabitation Strategies - CohStra, Rotterdam (Holanda)

RIO DE JANEIRO
Rua Arquitetos, Rio de Janeiro (Brasil) + MAS Urban Design ETH, Zurique (Suíça)

MUNBAI
URBZ, Mumbai (Índia) + Pop Lab, Massachusetts Institute of Technology, Boston (EUA)

LAGOS
NLE Architects, Lagos (Nigéria) + Inteligencias Colectivas, Madri , Espanha.

HONG KONG
MAP Office, Hong Kong , China + Network Architecture Lab, da Universidade de Columbia , New York, Estados Unidos.

ISTAMBUL
Superpool, Istambul (Turquia) + Autogérée Atelier d' Architecture, Paris (França)

Para a fase de "Workshop", as equipes são desafiadas a criar propostas que ofereçam novas e criativas maneiras de pensar sobre o crescimento das cidades. As equipes de trabalho irão desenvolver os projetos sob orientação curatorial e crítica do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA, e um conselho consultivo que inclui figuras proeminentes, como Saskia Sassen, David Harvey, Ricky Burdette, Neil Brenner, Nader Tehrani, Michael Sorkin, Marc Angelil, Teddy Cruz, entre outros.

A etapa de Workshop começa este sábado, 26 de outubro de 2013. Depois de uma primeira oficina na cúpula da VW no MoMA PS1, as oficinas também estão previstas no The Value Factory em Shenzhen, China em dezembro de 2013, e no MAK em Viena, em junho de 2014. Esses eventos apresentaram respostas para a questão do crescimento descontrolado das cidades e levaram a discussão para o público em geral.

Para a segunda fase, MoMA vai apresentar uma exposição dos trabalhos resultantes, começando em 22 de novembro de 2014. O foco da exposição será as visões para o futuro próximo das cidades, incluindo desenhos, imagens, representações e animações criadas pelas seis equipes durante a primeira fase. O resultado final será um catálogo da exposição reunindo cada uma das propostas.

Esta é a terceira exposição (1. Rising Currents e 2.Foreclosed) da série  sobre os temas das edições da série Issues in Contemporary Architecture, de Andre Singer. 

No hay comentarios: