22 de julio de 2013

CONCURSO - MuBE e sua expansão (SPO)


Objetivo
O concurso 002 da Projetar.org homenageia um dos maiores ícones da arquitetura moderna brasileira, propondo aos estudantes pensar sobre a sua expansão.

Conhecido por ser mais uma praça que um edifício, o Museu Brasileiro da Escultura é projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Suas geometrias puras sobrepostas em planos contínuos são o resultado da genialidade do arquiteto e sua equipe. O MuBE localiza-se no bairro do Jardim América, um dos bairros dos jardins. O entorno urbano, projetado seguindo os preceitos da cidade jardim inglesa, contrastam com a geometria pura da arquitetura.

Os candidatos tiverão a possibilidade de pensar o futuro de uma das grandes obras brasileiras dos últimos 20 anos, projetando sua nova ala de expansão.

Projetos Premiados

1º LUGAR - Masa
Equipe:Martin Pronczuk - PFC - Montevideo/UY
Santiago Saettone - PFC - Montevideo/UY

2º LUGAR: Proa
Equipe:Thyago Ramon Pereira da Silva - UFPB
João Pessoa/PB
Mayara Maria Silva de Oliveira - UFPB
João Pessoa/PB
Rafael Wanderley de Albuquerque Melo - UFPB
Campina Grande/PB
Freed Rennan Vieira Gomes - UFPB
Catolé do Rocha/PB
Pedro Paulino Batista Neto - UFPB
João Pessoa/PB

3º LUGAR - F3ARQ
Equipe:Luiz Cláudio Lopes Veneziano – UNIRP
São José do Rio Preto/SP
Gabriel França dos Santos – UNIRP
São José do Rio Preto/SP
Jafet Lourenço Júnior – UNIRP
São José do Rio Preto/SP

Menções honrosas
Para conhecer os outros projetos premiados e todas as propostas apresentadas clique aqui.

Edital
Para acessar o edital do concurso clique aqui.

O Júri
André Nunes
Arquiteto do GRUPO SP. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Cursa Pós-Graduação pela Escola da Cidade Arquitetura e Urbanismo (AEC) curso “Civilização América: Geografia, Cidade e Arquitetura”. Participou da equipe vencedora do "Concurso para a Sede do Sebrae Nacional em Brasília", da equipe do projeto selecionado para a Trienal de Arquitetura de Lisboa 2010 no concurso internacional “A House in Luanda: Patio and Pavilion”; e Quinto lugar no "Concurso para modernização do Teatro Castro Alves".

Juan Parada
Formado em Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e especialista em história da arte moderna e contemporânea pela mesma instituição. Começou a pesquisar cerâmica em 2003 e foi um dos membros fundadores do coletivo Interluxartelivre. Trabalha com instalações, esculturas, intervenções urbanas e inserções espaciais. Pesquisa sobre tridimensionalidade, relações tempo-espaço e diálogos arquitetônicos. Experiencia a interseção entre circuitos de arte.
O caráter múltiplo de sua pesquisa é resultado do cruzamento de diversos campos, como o do design, da botânica e da arquitetura. Seus trabalhos não se encerram em si, estabelecem relações com o contexto em que se inserem e transbordam para o mundo, sugerindo processualidade, impermanência e instabilidade, e buscando situações paradoxais em sua própria linguagem.
Entre as últimas mostras destacam-se: a exposição coletiva Abre Alas, exibida na galeria A Gentil Carioca, em 2013; A Memória da Matéria, apresentado no Museu da Gravura da Cidade de Curitiba –2012; e a exposição O Estado da Arte, com o coletivo Interluxartelivre no Museu Oscar Niemeyer, 2010.

Caio Smolarek Dias
Sócio fundador e idealizador do portal projetar.org. Mestre em Arquitetura com ênfase em paisagem urbana pela Politécnica de Milão (2010). Representou o Brasil em intercâmbios de estudo para a Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Peru. Iniciou faculdades de Jornalismo e de História, e concluiu a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em 2007. É especialista em Docência do Ensino Superior e concluiu um semestre do Mestrado em Gestão Urbana, em 2008, na PUC-PR. É pesquisador nos temas História da Arquitetura e Urbanismo, Teoria da Arquitetura, Planejamento Urbano e Regional, apresentando trabalhos em conferências na Ásia, Américas e Europa. É docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis Gurgacz e sócio do Studio CSD, participando de equipe técnica que elabora Planos Diretores para municípios paranaenses, além de projetos nas áreas comercial e residencial de diversas escalas no Brasil e exterior.

No hay comentarios: