15 de abril de 2013

EXPO: Local x global: a arquitetura como lugar (SPO)

De 16.04.13 a 09.06.13

Ter. a Dom. 10h/18h. Ingressos; R$ 2 a R$ 4
Domingos e feriados, entrada gratuita.

Abertura: 16.04.13, ter. 19h30.


Museu da Casa Brasileira 
Av. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano -Sao Paulo
Tel. 3032-3727
www.mcb.org.br.

No âmbito do ano de Portugal no Brasil, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, recebe a exposição “Local x global: a arquitetura como lugar”, a partir de 16 de abril. Realizada em parceria com a empresa portuguesa NOTE – plataforma de divulgação de arquitetura, a mostra apresenta um recorte da produção arquitetônica atual dos dois países, a partir do tema “casa”.

“A arquitetura como lugar” reflete o diálogo entre portugueses e brasileiros em 20 projetos residenciais recentes, 10 de cada país, sob a curadoria da arquiteta portuguesa Bárbara Silva. Compõem a exposição painéis fotográficos, desenhos, maquetes e vídeos, que revelam modos de viver e de pensar a arquitetura nos dois países.

“Pretendemos mostrar a arquitetura da casa tanto por meio de uma rede de temas que são uma referência ao lugar e à cultura de um país, quanto das intenções, preocupações e personalidade do próprio arquiteto”, afirma a curadora. Ao mesmo tempo em que a exposição é sobre projetos residenciais locais, também lança um olhar sobre processos de criação na arquitetura atual.

“Acreditamos que vivemos num mundo global e globalizado, e pensamos que tudo e todos estão ligados digitalmente a qualquer tipo de informação. Mas será que nesse mundo globalizado os valores locais deixaram de existir?”, questiona Bárbara, para depois concluir: “Dentro de um contexto no qual, cada vez mais, a arquitetura tende a assumir características alheias à cultura e à identidade de um país, entendemos que a ‘casa’ é o tema que ainda nos consegue transmitir referências próprias que fazem parte da personalidade de cada lugar”.

Arquitetos e escritórios participantes da exposição:

PORTUGAL
Gonçalo Byrne, Aires Mateus, Ricardo Bak Gordon, Pedro Mauricio Borges, Pedro Sousa, Paulo Tormenta Pinto, Jorge Figueira, Ana Silva, João Gois + Alexandre Berardo, Fernando Salvador + Margarida Nunes.

BRASIL
Angelo Bucci, Ciro Pirondi, UNA Arquitetos, Grupo SP, Pablo Hereñú, Fernanda Neiva, Anderson Freitas + Juliane Antunes, Shundi Iwamizo, MMBB Arquitetos, Ruben Otero.


Sobre o Ano de Portugal no Brasil
O Ano de Portugal no Brasil e do Ano do Brasil em Portugal (2012-2013) é uma iniciativa concebida como oportunidade para atualizar as imagens recíprocas, promover as culturas e as economias de ambos os países e estreitar os vínculos entre as sociedades civis. Mais informações: http://anodeportugalnobrasil.pt.

Sobre a NOTE (www.note.org.pt)
NOTE é uma plataforma de divulgação, reflexão e debate no âmbito da arquitetura, cujo objetivo principal é aproximar o arquiteto da sociedade e promover a construção de um pensamento crítico em matéria de arquitetura. Um organismo independente, sem fins lucrativos, de caráter cultural dedicado à divulgação da arquitetura e crítica, por meio de publicações (NOTE ZINE e NOTE BOOKS) e eventos (NOTE GALLERY).

Realização: MCB, NOTE e Ano de Portugal no Brasil
Apoio: Escola da Cidade, Câmara Municipal de Lisboa e Ordem dos Arquitetos de Portugal

No hay comentarios: