28 de agosto de 2009

8º BIENAL DE SÃO PAULO

Seleção e Premiação de Projetos de Estudantes de Arquitetura – 8ª BIA












Objeto

“A 8ª BIA – Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, organizada e promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, reserva um amplo espaço para a EXPO ESTUDANTES – Exposição Internacional de Projetos de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo onde os participantes expositores poderão propor idéias a partir de um objeto comum: um quiosque de serviços urbanos para usuários de parques públicos em São Paulo, Brasil.”

O objeto está vinculado à temática geral da 8ª BIA: “ECOS URBANOS: ESPACIALIDADE CONECTIVIDADE ORIGINALIDADE SUSTENTABILIDADE”.

Local: São Paulo

Promoção e organização: Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-SP

Quem pode participar: segundo o regulamento, alunos de escolas de Arquitetura no Brasil ou exterior.

Cronograma


Inscrições: até 15.set.2009

Entrega dos trabalhos: até 20.setembro.2009

Seleção e Premiação de Projetos de Estudantes – 8a BIA – Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Prêmios

Segundo item 9 do regulamento:
“A Comissão Internacional de Julgamento, em conformidade com os critérios estabelecidos no presente Regulamento da Exposição e em Esclarecimentos ou instruções adicionais divulgadas no site da Internet pela 8ª BIA, deverá conferir prêmios até o dia 09 de novembro de 2009, sendo que essa informação será colocada junto aos Projetos premiados na Exposição.

Estes prêmios serão representados exclusivamente pela classificação em 1º, 2º e 3º (primeiro, segundo e terceiro) lugares. Também poderão ser atribuídas menções honrosas ex aequo, em número a ser definido na ocasião do julgamento, e a critério da Comissão Internacional de Julgamento. Todos os trabalhos expostos serão incluídos no Catálogo da 8ª BIA, que definirá a natureza dos prêmios, que serão no mínimo representados por certificados de premiação para os estudantes, seus professores e escolas.

A Premiação e a respectiva entrega dos certificados será realizada no dia de encerramento da 8ª BIA, 06 de dezembro de 2009, em horário e local a ser disponibilizado aos estudantes expositores através do site da Bienal, a partir do dia 09 de novembro de 2009, junto à comunicação dos premiados e mencionados.”

Comissão Julgadora

Segundo item 6 do regulamento:
“A Comissão Internacional de Julgamento da Primeira Fase (Seleção) será composta pelos professores indicados pelas escolas que tiverem pelo menos um participante regularmente inscrito. O presidente desse juri, sem direito a voto, será o arquiteto Valter Caldana (vcaldana@yahoo.com). Ele informará os jurados sobre como proceder em seu julgamento e prestará assistência aos mesmos durante os processos de seleção e premiação.

Já na Segunda Fase (Exposição e Premiação) a Comissão Julgadora da Premiação será composta pelos convidados palestrantes, nacionais e internacionais, do Fórum de Debates da 8ª BIA. Os nomes de seus membros titulares serão divulgados em data conveniente no site da 8ª BIA na Internet.”

Critérios de Avaliação

Segundo item 7 do regulamento:
“As Comissões Internacionais de Julgamento deverão analisar, avaliar e escolher os melhores Projetos apresentados pelos estudantes devidamente inscritos, tanto na Primeira Fase (Seleção) como para a subseqüente Segunda Fase (Exposição e Premiação). Nestas duas fases, tendo sempre em vista o tema da 8ª BIA, para além das intenções, dos objetivos e das metas propugnados em cada Projeto, assim como a esperada qualidade das proposições técnicas e expressivas, as Comissões deverão considerar os seguintes aspectos:

• Espacialidade

• Conectividade

• Originalidade

• Sustentabilidade

Para mais informações acesse aqui a página oficial do evento.

Os interessados devem consultar diretamente a coordenação do evento para eventuais atualizações e esclarecimentos de dúvidas.

Fonte: Concursos de Projetos ORG

No hay comentarios: